segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Chá da Malu

A Maria Luiza é a filha fofésima dos queridos Guilherme e Roberta e ganhou um chá de baby caprichado dos papais... Eu não pude estar presente pois era dia da minha pós-graduação em São José do Rio Preto, mas pude conferir pelas lindas fotos um pouco do clima da festa.


Segundo relato da mamãe Beta a festa foi apenas para amigos próximos, sem brincadeiras, mas muito animada, tanto que foi até as 3 da manhã...


Fui visitar a pequena na maternidade e posso garantir: vai dar trabalho para o papai e a mamãe de tão fofa e linda que ela é!!


Deliciem-se...


Beijooo,


Cy




Beta e Gui



Presente de um amiga da Beta

                                            
Mini bolos de lembrancinha

                                                                

Balões cor de rosa

 

Os balões, fitas e toda a decoração foram encomendados pela mamãe no site www.bigtodofhappiness.com e trazidos dos EUA

A mesa

          
                                                                          

O bolo e doces foram da Lu Borges da Especiaria Doces

                                                

Destaque para os pirulitos fofos

                                                            

Para as comidas foram escolhidos lanches práticos, patês, petiscos e quiches

                                           





Lembrancinhas by Lu Borges tb




sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Meu hobby

Como hoje é sexta e todo mundo gosta de curtir o fim de semana, vou falar do meu hobby predileto: LER!!



Sou bem eclética quanto a estilo de livros mas tenho o meu predileto claro!! 
Meu gênero favorito é ficção médica.. Hein?!? O que vc está falando sua doida?? kkk


Vou explicar, não se afobem... rs
Tudo começou quando ganhei o livro Marcador, do autor Robin Cook. Ele é um médico americano que escreve ficções que envolvem medicina e saúde pública. É um estilo maravilhoso!!! Quando começo não consigo parar de ler.. meu marido diz que sou um monstro..kkk



Quando terminei de ler todos os títulos dele disponíveis para venda no Brasil, descobri outras autoras como Patricia Cornwell e Tess  Gerritsen. Já li praticamente tudo que elas escreveram também.


Agora estou lendo Harlan Coben e seu gênero policial eletrizante.


E vcs?? Gostam de ler?? Que gênero preferem??


Toda semana vou escolher um livro que eu goste mais para indicar para vcs certo? Aceito indicações também, claro!!


Beijooo,


Cy

O maior amor do mundo!!!

Sexta-feira, fim de semana começando e vou falar de amor!!!




Existe amor maior que aquele entre mãe e filha?? Nã-nã-ni-nã-não!!


Então para vcs:  minha mãe MARAVILHOSA!!!






Amo vc mãe.... Morrendo de saudades!!






Explicando:  minha mãe está chegando da Alemanha hoje depois de 4 meses de viagem... a última vez que eu a vi foi no fim de outubro!! e só verei novamente dia 10 de fevereiro... :(




Beijooo,


Cy





p.s.: mais tarde tem outro post de amor!!!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Gastroenterite aguda

Inspirada pela minha irmãzinha (de 1,80m de altura..kkk), vou falar hoje sobre Gastroenterite Aguda ou GECA.






A GECA é uma doença típica do verão, sendo causada por vírus ou bactérias. A contaminação se dá pelo contato com doentes ou por água/alimentos contaminados.


Caracteriza-se por diarréia, vômitos, febre (no caso da bacteriana, geralmente alta), hiporexia (redução do apetite) e dor abdominal que pode ser de forte intensidade.


O grande problema da GECA é a perda importante de líquido nas fezes, podendo causar rapidamente um quadro de leve a intenso de desidratação. Essa perda pode ser ainda maior se houver vômitos e febre associados.


A doença é auto-limitada, durando de 2 a 8 dias em média.


O tratamento consiste em medidas dietéticas e uso de sintomáticos, ou seja, hidratação. alimentação (restrição apenas para alimentos gordurosos) e medicamentos para febre e vômitos se necessário.


Quando se preocupar e procurar o hospital? Em caso de desidratação, febre alta (>39 C) que não cede com medicação, vômitos que impedem a reidratação (né, irmãzinha?) ou presença de sangue/muco nas fezes.


Ajudei a esclarecer um pouquinho? Espero que sim.. Em caso de dúvidas estou à disposição.


Beijoo,


Cy

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Orçamento Familiar

Bom dia meninas!!!

Hoje é dia de assunto sério.. rs


Todo mundo precisa fazer planejamento na vida, nos estudos, nos relacionamentos e principalmente nas finanças.. Há quem comece isso desde a infância e é importante que os pais ensinem seus filhos desde novos como lidar com dinheiro e planejar os gastos.

Na minha casa, nunca se falou de planejamento financeiro ou qualquer coisa do tipo então bati muita cabeça para aprender por mim mesma.

Diversos autores publicaram livros sobre o assunto sendo o mais famoso o Gustavo Cerbasi, que escreveu Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. Li e aprovei.

Como a intenção desse post não é emitir a opinião de um especialista e sim a minha, quero dizer a vcs que, desde o início, fiz controle dos meus gastos com planilhas em excel, que fui aprimorando com o tempo. É possível encontrar vários modelos delas na internet e até mesmo programas que podem ajudar na organização. Como esse do site do Gustavo Cerbasi:

http://www.maisdinheiro.com.br/wp-content/uploads/2009/03/orcamento_familiar-7.xls

Contudo, percebo que o mais importante é ter metas. Pare e formule suas metas. Quanto vc precisa por mês para realizar o sonho de trocar de carro, comprar um apê ou fazer o casamento dos sonhos? Seja realista e faça da meta um objetivo, um "gasto". Ou seja, todo mês tenho que tirar X reais e colocar na poupança e não só se sobrar dinheiro... rsrs

Bem, funciona comigo e espero que com vc também. Dessa forma sei quanto gasto com combustível, alimentação, telefone, quanto sobra para os extras e para investimento!!

Qualquer dúvida só perguntar!! Vou adorar ajudar se possível!!

Beijo,

Cy

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Forminhas para doces

Meninas o que vcs acham das forminhas de doces?? (em Fortaleza as noivas chamam caixetas..) 





Existem vários tipos e para todos os bolsos.. de papel e tecido...


E vcs vão fazer como??


No meu caso, fiquei com as forminhas que vieram com os docinhos mesmo.. Alguns fornecedores oferecem até forminhas de doces mais bonitinhas, de tecido, como "brindes"...






Para vcs se deliciarem aí vão alguns modelos...


Beijooo,


Cy











segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dengue

Iniciando meus posts sobre saúde, nada melhor que a doença que anda assustando pessoas por todo o Brasil: a Dengue.


                                                Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue


A dengue é uma virose causada por quatro sorotipos diferentes e transimitida pelo Aedes Aegypti, que costuma habitar nas casas e pica durante o dia. Ele reproduz-se em água relativamente limpas e paradas, por isso é tão importante o combate às mesmas.


O período de incubação, isto é, o tempo entre a contaminação e o aparecimento de sintomas, é de 2 a 7 dias.


Os sintomas iniciam-se, geralmente, de forma abrupta, com febre alta (39C a 40C), cefaleia, dor retrorbital, mialgia (dor nos músculos), hiporexia (falta de apetite), adinamia (falta de ânimo) e artralgia (dor nas articulações). Em alguns casos pode aparecer tb vômitos, diarréia e náuseas. Lembrem-se que nem todos os pacientes apresentam todos os sintomas.


Alguns pacientes apresentam manchas exantemáticas (manchas avermelhadas, sem relevo) pelo corpo, inciando geralmente no tronco e espalhando para braços e pernas, podendo ou não ter prurido (coceira). Esse sinal NÃO constitui sinal de gravidade e desaparece sem deixar marcas.


O desenvolvimento da forma grave da doença, a dengue hemorrágica, é rara e geralmente só acomete indivíduos que já foram previamente infectados e são contaminados por um sorotipo diferente do vírus. Esses pacientes manifestam sinais como gengivorragia (sangramento das gengivas), metrorragia (aumento do fluxo menstrual), petéquias (manchinhas puntiformes avermelhadas), equimoses (manchas roxas), sangramento em mucosas como nariz, boca e ânus de volume variável. Nesses casos, SEMPRE, deve se procurar o hospital mais próximo para tratamento adequado.


Se vc ou um parente teve o diagnóstico de dengue, não terá, necessariamente, que ficar internado. Preste atenção aos sinais de alarme como: dor abdmonial intensa e contínua, vômitos persistentes,hipotensão postural e/ou lipotímia (queda da pressão que faz o paciente não conseguir ficar de pé), hemorragias importantes, diminuição do volume da urina, hipotermia (queda da temperatura do corpo) e dispnéia (falta de ar). Se esses sintomas/sinais aparecerem procure IMEDIATAMENTE o hospital mais próximo.


Alguns exames podem ser feitos para auxiliar o diagnóstico da dengue. O mais simples e de fácil execução é o teste da prova do laço, que deve ser feito por profissionais de saude. O outro exame que ajuda o diagnóstico é o hemograma completo que pode indicar diminuição do número de plaquetas, número dos leucócitos (células de defesa do organismo), além do nível de hemoglobina (células vermelhas) e do hematócrito (indica de certa forma a desidratação do paciente).


O diagnótico definitivo só é possível com o exame de sorologia, que será colhida a partir do SEXTO dia de início dos sintomas. Esse exame só terá resultado após o paciente já não apresentar mais sintomas mas é importante para que vc saiba que realmente teve dengue, qual o sorotipo e ,muito importante, para que o Brasil saiba o número real de casos e possa fazer programas de controle e combate mais eficazes,


O tratamento inicial consiste, basicamente, de repouso, hidratação e uso de sintomáticos como dipirona e paracetamol, para a febre e dor. Não deve ser utilizado em nenhuma hipótese, AAS e antiinflamatórios, como diclofenaco, cetoprofeno entre outros. Nos casos graves o tratamento deve ser feito em ambiente hospitalar pois é necessário monitorização rigorosa do paciente e hidratação venosa.


Então, é basicamente isso... Dúvidas??? É só perguntar!!


Beijoooo,


Cy

Voltando


Bom dia queridas!!!

Como parte das minhas resoluções de 2011, vou "ressuscitar" o blog...
Sempre adorei escrever e depois que comecei a organizar meu casamento me apaixonei pelo mundo das blogueiras..
Visito diariamente vários blogs como o Colcha de RetalhosVestida de Noiva,  Toda de Branco e Pepper Wedding, entre outros...
Não pretendo repetir os posts das meninas, até porque são maravilhosos!!! Aos poucos vou construindo uma identidade para ele ok?? Tenham um pouquinho de paciência comigo.. :P

Como sou médica vou tentar sempre falar um pouco de saúde, portanto se tiver algo que queiram saber me perguntem que preparo com certeza!!!

Beijooo enorme,
Cy