quarta-feira, 2 de março de 2011

Enjoo na gravidez

Eu como uma boa irmã de grávida, venho trazer informações sobre esse assunto, espero que possa ajudar.. especialmente para vc irmã..

 
Os enjoos são  limitados, acontecendo, na maioria dos casos, apenas no primeiro trimestre da gestação. o índice é alto: cerca de 60 a 80% das gestantes tem enjoo na gravidez. O grande responsável por eles é o hormônio gonadotrofina coriônica (hCG), o mesmo que é testado no sangue para confirmar a gravidez. O hCG encontra-se em níveis elevados, causando retardo na digestão e, consequentemente, dificuldade do esvaziamento gástrico, que pode causar náuseas e vômitos.

Algumas dicas para minimizar os enjoos da gravidez:

1) Ingira alimentos de grande teor protéico ou de carboidratos, como amendoins, nozes ou barras de granola. Estes alimentos ajudam a absorver o excesso de ácido estomacal e  a diminuir a glicemia (nível de açúcar no sangue), que podem levar ao enjoo.

2) Evite comidas muito picantes ou gordurosas.

3) Evite ficar com fome, coma e beba frequentemente (2h em 2h) e em pequenas quantidades. Evite o estômago cheio ou vazio.

4) Descanse o máximo que puder.

5) Tome chá ou suplementos de gengibre.

6) Evite cheiros muito fortes.

7) Comer frutas entre as refeições pode ajudar, mas cuidado com banana, manga, abacate, fruta do conde, graviola e pessego. Prefira laranja, kiwi, limão, abacaxi e água de coco.

8) Bolachas de água e sal no café da manhã, associados a frutas pode ser uma boa refeição e ajudar a minimizar o enjoo decorrente de tantas horas em jejum.

9) Uma terapia alternativa que ajuda muito é a acunpuntura.

10) Tomar um suplemento de vitamina B6 tem eficácia comprovada na diminuição dos enjoos. No entanto, vc precisa de autorização do seu médico para tomar.

Ajudei? Espero que sim?

Mais alguma dica? Deixem nos comentários.. Minha irmã agradece.. :P
Beijo,

Cy

2 comentários:

  1. Brigada, irma!!! Vou atras de gengibre pra fazer chá e fazer estoque de limao aqui em casa!
    Adorei a dica de alimentaçao... nao sabia!
    Só mais 4 semanas pra acabar p primeiro trimestre... vai passar...!
    bjao

    ResponderExcluir
  2. De nada.. minha obrigação..
    Vai passar sim...
    Saudades..
    bjooo

    ResponderExcluir