segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dengue

Iniciando meus posts sobre saúde, nada melhor que a doença que anda assustando pessoas por todo o Brasil: a Dengue.


                                                Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue


A dengue é uma virose causada por quatro sorotipos diferentes e transimitida pelo Aedes Aegypti, que costuma habitar nas casas e pica durante o dia. Ele reproduz-se em água relativamente limpas e paradas, por isso é tão importante o combate às mesmas.


O período de incubação, isto é, o tempo entre a contaminação e o aparecimento de sintomas, é de 2 a 7 dias.


Os sintomas iniciam-se, geralmente, de forma abrupta, com febre alta (39C a 40C), cefaleia, dor retrorbital, mialgia (dor nos músculos), hiporexia (falta de apetite), adinamia (falta de ânimo) e artralgia (dor nas articulações). Em alguns casos pode aparecer tb vômitos, diarréia e náuseas. Lembrem-se que nem todos os pacientes apresentam todos os sintomas.


Alguns pacientes apresentam manchas exantemáticas (manchas avermelhadas, sem relevo) pelo corpo, inciando geralmente no tronco e espalhando para braços e pernas, podendo ou não ter prurido (coceira). Esse sinal NÃO constitui sinal de gravidade e desaparece sem deixar marcas.


O desenvolvimento da forma grave da doença, a dengue hemorrágica, é rara e geralmente só acomete indivíduos que já foram previamente infectados e são contaminados por um sorotipo diferente do vírus. Esses pacientes manifestam sinais como gengivorragia (sangramento das gengivas), metrorragia (aumento do fluxo menstrual), petéquias (manchinhas puntiformes avermelhadas), equimoses (manchas roxas), sangramento em mucosas como nariz, boca e ânus de volume variável. Nesses casos, SEMPRE, deve se procurar o hospital mais próximo para tratamento adequado.


Se vc ou um parente teve o diagnóstico de dengue, não terá, necessariamente, que ficar internado. Preste atenção aos sinais de alarme como: dor abdmonial intensa e contínua, vômitos persistentes,hipotensão postural e/ou lipotímia (queda da pressão que faz o paciente não conseguir ficar de pé), hemorragias importantes, diminuição do volume da urina, hipotermia (queda da temperatura do corpo) e dispnéia (falta de ar). Se esses sintomas/sinais aparecerem procure IMEDIATAMENTE o hospital mais próximo.


Alguns exames podem ser feitos para auxiliar o diagnóstico da dengue. O mais simples e de fácil execução é o teste da prova do laço, que deve ser feito por profissionais de saude. O outro exame que ajuda o diagnóstico é o hemograma completo que pode indicar diminuição do número de plaquetas, número dos leucócitos (células de defesa do organismo), além do nível de hemoglobina (células vermelhas) e do hematócrito (indica de certa forma a desidratação do paciente).


O diagnótico definitivo só é possível com o exame de sorologia, que será colhida a partir do SEXTO dia de início dos sintomas. Esse exame só terá resultado após o paciente já não apresentar mais sintomas mas é importante para que vc saiba que realmente teve dengue, qual o sorotipo e ,muito importante, para que o Brasil saiba o número real de casos e possa fazer programas de controle e combate mais eficazes,


O tratamento inicial consiste, basicamente, de repouso, hidratação e uso de sintomáticos como dipirona e paracetamol, para a febre e dor. Não deve ser utilizado em nenhuma hipótese, AAS e antiinflamatórios, como diclofenaco, cetoprofeno entre outros. Nos casos graves o tratamento deve ser feito em ambiente hospitalar pois é necessário monitorização rigorosa do paciente e hidratação venosa.


Então, é basicamente isso... Dúvidas??? É só perguntar!!


Beijoooo,


Cy

Nenhum comentário:

Postar um comentário