quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Orçamento Familiar

Bom dia meninas!!!

Hoje é dia de assunto sério.. rs


Todo mundo precisa fazer planejamento na vida, nos estudos, nos relacionamentos e principalmente nas finanças.. Há quem comece isso desde a infância e é importante que os pais ensinem seus filhos desde novos como lidar com dinheiro e planejar os gastos.

Na minha casa, nunca se falou de planejamento financeiro ou qualquer coisa do tipo então bati muita cabeça para aprender por mim mesma.

Diversos autores publicaram livros sobre o assunto sendo o mais famoso o Gustavo Cerbasi, que escreveu Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. Li e aprovei.

Como a intenção desse post não é emitir a opinião de um especialista e sim a minha, quero dizer a vcs que, desde o início, fiz controle dos meus gastos com planilhas em excel, que fui aprimorando com o tempo. É possível encontrar vários modelos delas na internet e até mesmo programas que podem ajudar na organização. Como esse do site do Gustavo Cerbasi:

http://www.maisdinheiro.com.br/wp-content/uploads/2009/03/orcamento_familiar-7.xls

Contudo, percebo que o mais importante é ter metas. Pare e formule suas metas. Quanto vc precisa por mês para realizar o sonho de trocar de carro, comprar um apê ou fazer o casamento dos sonhos? Seja realista e faça da meta um objetivo, um "gasto". Ou seja, todo mês tenho que tirar X reais e colocar na poupança e não só se sobrar dinheiro... rsrs

Bem, funciona comigo e espero que com vc também. Dessa forma sei quanto gasto com combustível, alimentação, telefone, quanto sobra para os extras e para investimento!!

Qualquer dúvida só perguntar!! Vou adorar ajudar se possível!!

Beijo,

Cy

Nenhum comentário:

Postar um comentário