quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Gastroenterite aguda

Inspirada pela minha irmãzinha (de 1,80m de altura..kkk), vou falar hoje sobre Gastroenterite Aguda ou GECA.






A GECA é uma doença típica do verão, sendo causada por vírus ou bactérias. A contaminação se dá pelo contato com doentes ou por água/alimentos contaminados.


Caracteriza-se por diarréia, vômitos, febre (no caso da bacteriana, geralmente alta), hiporexia (redução do apetite) e dor abdominal que pode ser de forte intensidade.


O grande problema da GECA é a perda importante de líquido nas fezes, podendo causar rapidamente um quadro de leve a intenso de desidratação. Essa perda pode ser ainda maior se houver vômitos e febre associados.


A doença é auto-limitada, durando de 2 a 8 dias em média.


O tratamento consiste em medidas dietéticas e uso de sintomáticos, ou seja, hidratação. alimentação (restrição apenas para alimentos gordurosos) e medicamentos para febre e vômitos se necessário.


Quando se preocupar e procurar o hospital? Em caso de desidratação, febre alta (>39 C) que não cede com medicação, vômitos que impedem a reidratação (né, irmãzinha?) ou presença de sangue/muco nas fezes.


Ajudei a esclarecer um pouquinho? Espero que sim.. Em caso de dúvidas estou à disposição.


Beijoo,


Cy

2 comentários:

  1. Afee... Nem me diga... Acho que a minha foi mais leve, lendo tua explicação agora... Mas tive que tomar soro e tudo o mais...

    Beijos irmã, valeu pela força!

    ResponderExcluir
  2. Vixi... nem sabia que Carol tava se acabando pelos fundos... lol

    bichinha... :P

    ResponderExcluir