quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Virose

Inspirada por mim que estou em casa doente, nem marido que está no trabalho e nem mãe que está em Fortaleza para cuidar de mim olha o drama!rsrs, falarei sobre virose hoje.



Virose é um nome genérico para qualquer doença causada por vírus, a dengue e a hepatite são exemplos de viroses.


A virose a que me refiro é aquela que parece um resfriado e tem evolução benigna e auto-limitada, ou seja acaba sem necessidade de tratamento específico. Quando um médico fala que o paciente tem virose, muitas vezes o paciente acha que o médico não sabe de nada, kkk. O que acontece é que é impossíve identificar todos os vírus causadores de resfriados comuns.


Os sintomas são bem gerais, como febre (geralmente não ultrapassando os 39 C), dor no corpo, cefaléia (a famosa dor de cabeça), tosse seca, garganta "arranhando", crises esternutatórias (ou espirros), congestão nasal (nariz entupido), artralgias (dores nas articulações) e hiporexia (diminuição do apetite). Em alguns casos pode haver tambem diarréia, enjoo e vomitos.





O tratamento consiste em medidas sintomáticas, como repouso, alimentação balanceada, hidratação (importantíssimo!!), analgésicos (para dor) e antitérmicos (para febre).


Em caso de febre alta persistente e que não cede à medicação ou qualquer outro sintoma mais grave procure o hospital mais próximo.


As viroses duram em média de 3 a 7 dias podendo chegar até 10 dias.


Vou colocar aqui uma frase que costumo dizer para os meus pacientes: Quanto mais vc se cuidar mais rápido ficará bom..


Eu estou me cuidando aqui, amanhã tem pós graduação então tenho que estar 100%. Já já meu maridinho chega.. :)


Beijooo quente de febre,


Cy

Um comentário: